quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ah, o tempo...

Vivemos em função do tempo. Todos os dias acordamos num horário programado, para entregar trabalhos, estar em lugares, cumprir compromissos. Nossa vida é regida por prazos. Desde o início sabemos que aos dezoito seremos maiores de idade, para sermos permitidos a fazermos atrocidades em maior escala e que aos quarenta - para os homens - teremos que fazer o exame do toque e - para mulheres - será dado inicío a menopausa, a falta de sexo, o desaparecimento de cabelos na cabeça e o aparecimento exacerbado dos mesmos em localidades inóspitas outrora.
Mas, porra, vocês já pararam pra pensar que o tempo não existe? Isso mesmo! É só pararem pra pensar: o que é o passado? O passado é provido de acontecimentos que existiram, mas não existem e não voltam mais, gravados em nossas mentes (ou em qualquer tipo de suporte eletronico, é claro), mas que não são palpáveis, não são verificados através de atividades empíricas ou capazes de serem modificados. E o que é o presente? O presente não existe! Porque não há presente no sentido claro! Porra, o 'tempo' está se movendo o tempo todo... Então quando falamos: "agora!" O "agora" já passou. Não há presente, não há momento estático! E o futuro? O futuro mesmo... esse, eu nunca vi! Algo que ainda não aconteceu, no qual não temos a mínima idéia do que pode ocorrer. Do futuro nem podemos dizer que é provido de algo - como o passado é - pois ele ainda não aconteceu ou, pior ainda ainda, ele pode não acontecer.
Estranho? Pois é.
Então, digam-me: como nós somos, então, guiados por algo que não existe? Como, meus colegas amados, as diretrizes de nossas vidas são ditadas por algo inexistente? Como?
Tá, tudo bem... Depois dessa eu vou parar de escrever porque tenho que fazer o trabalho da Professora Elisa, estudar pra um concurso pro dia 27 de julho, guardar livros na estante até as 21:30 pra poder pegar o onibus as 22:00 e chegar em casa antes das 23:00! Mas longe de mim viver em função de prazos e datas... Longe de mim!

Um comentário:

Rafaella Machado disse...

taquipariu! hoje eu revivi um blog antigo meu e tinha um comentário teu, daí cliquei e tchanãn! "longe de mim viver de prazos" hahaha
que coisa heim?