quarta-feira, 23 de maio de 2007

Eu vou pedalando. E você?

Morar em Floripa tem muitos lados bons, isso é indiscutível. Mas os problemas vividos pelo meio urbano são impressionantes. E mais uma vez nós, a população, sofremos com o pior deles: greve geral do transporte urbano municipal. Esse problema nos assola há tempos. Com o crescimento exorbitante da população na Capital catarinense e nenhuma outra opção de locomoção dentro da cidade, o transporte coletivo fica cada vez mais exigido pela população, que não faz nada quanto a aumentos tarifários e diminuição de horários das linhas. Mal sabem eles, ou pior, até sabem, que assim contribuem para que os grandes empresários façam o que quiserem conosco. A omissão é o pior de todos os males. Somos induzidos a não recorrer a outras opções. Diga se você sabe de uma pista para ciclista decente, a não ser a Beira-Mar Norte feita apenas para figurões? Ou então, se há realmente policiamento e iluminação adequada nas vias públicas onde poderíamos transitar mais seguros para nossos destinos? Até mesmo se há uma outra alternativa de transporte nesta cidade? Metrô ou atravessia a barco, muito conveniente na nossa cidade. Mas é claro que não tem, isso não me espanta nem um pouco. Temos um Dignissímo Prefeito que acha estar na década de 50, quando Kubitschek pregava que ter estrada era sinônimo de progresso e sai asfaltando tudo por aí, acha ele que comeremos piche um dia. E por coincidência, esse mesmo visionário, é dono de empresas de transporte coletivo urbano. Ora veja, você acha realmente que uma pessoa, sabendo que pode sair muito defasado, lutará JUNTAMENTE COM O POVO para fazer melhorias no transporte, baixar tarifas ou, sonho nosso, conceder-nos algum passe livre?
Somos escravos da mesma política petrolífera de cinquenta anos atrás e ficaremos nela até elegermos alguém realmente preocupado conosco e com nossos reais problemas. Em 2005 quando fomos às ruas cheirar pimenta e jogar pedras em policias, conseguimos uma pequena redução e uma ilusória tarifa única. Agora, se houver mais um aumento exorbitante (e certamente haverá, depois de notícia de aumento salarial a motoristas e cobradores) eu estarei nas ruas novamente, e dessa vez espero não parar até conseguirmos abalar realmente esta gestão fajuta e feita para elites.
Enquanto isso não acontece, começo a escrever aqui todas as minhas mazelas que, certamente, não são só minhas. E pedalo. Pois é preferível pedalar e livrar-me um pouco do trânsito e de todos esses pensamentos a ter que todo dia passar desgostoso por uma catraca com a impressão de estar sendo enganado.

8 comentários:

Anônimo disse...

TÁ ÓTIMO,
E eu estarei lá tbm se novos protestos contra tarifas vierem.

Pena que a maioria da população ainda nos veem com a imagem que a mídia passa - mocinhos: policias, bandidos: estudantes, também sinonimos de baderneiros.!!!

;)bnjos meu menino

Anônimo disse...

SIM SIM SIM!

E NOVAMENTE EU ESTAREI LÁ BRIGANDO POR NOSSO DIREITO!!

PS: tentando ir para casa com nehuma mancha roxa.

ABRAÇÃO AIH MONTE CHRITO!!

( E O BOLO? ) UHAUHAUHA

Anônimo disse...

mto mto mto bom!
parabens pelo texto!

Anônimo disse...

Nossaaaaa... vc tem futurooo!!hasuhauhsuahsauha
Adoreeeeii mesmoooo!!
Futuroo jornalistaaaa...sahsuahau mas vc quer cinemaa neh!!
Critico de cinema suhauh

Parabéns!!
Ehhh concordoo com tdo q vc falou...
Não vou entrar em questão pois se nao vai ter outro texto p competir uahsuu

bjooss

Anônimo disse...

pouco maluco tu uhauahauu
kda um q me aparece.. mas num deixas de ter razão neh uheuheue
abraço cabeça!

Anônimo disse...

e as sedentárias e acomodadas, mas revoltadas, como ficam? aheuehue
é... não estar de acordo com o que acontece, não basta.
também reclamo, mas sei que pouco vou fazer pra mudar alguma coisa. :T
pelo menos agora...

Anônimo disse...

Bom, como estou postando aqui um pouco tarde, SIM, a tarifa aumentou, mas creio que a manifestação, com um número de estudantes muito inferior ao do ano passado, não fez muita diferença, mas, achei muito interessante a idéia dos manifestantes de plantar um Ipê Amarelo no terminal! xD

Peço carecidamente, a ponte não!!! Está virando moda trancar a ponte, mas, isso prejudica milhares de outras pessoas, não só a quem realmente estamos querendo atingir!

Também acredito que não irei fazer muita coisa para mudar, pois creio que me encaixo no grupo das Sedentárias e Acomodadas, mas MUITO Revoltadas!!!

Beijos
Thaynara Nunes

Anônimo disse...

PERFEITO

Pensei que iria ler bobagens de um lunático . E li o texto bem redigido e elucidativo.

Alexandre